quinta-feira, 28 de abril de 2011

Variedades de materiais para garantir a brincadeira.

Se você tem turminha de creche, mãos à obra e tenha em mente: pular, rolar, se jogar no chão, bater palma entre outros, não são apenas brincadeiras, trata-se de atividades essenciais para o desenvolvimento e conhecimento de habilidades corporais.
Energia eles tem de sobra então vamos bombardeá-los de novas sensações e oportunidades para que eles desenvolvam conhecimento de mundo.
Brinquedos de encaixe, garafas, texturas, cores, bolas reporesentam infinitas possibilidades de interagir com eles. Nessas atividades as crianças não só se divertem, mas executam a difícil tarefa de reconhecer a função de cada objeto – Esse faz barulho, esse se encaixa, esse rola, esse estica – e assim fazem relações entre eles, provocando a noção de causa e conseqüência. Legal né? No entanto a atividade depende da repetição.
É interessante observar como a turma adere aos jogos de exercícios de modo diferente, a variedade de material pode garantir e potencializar suas atividades, quanto mais variedades mais estímulo.
Nessa fase a curiosidade está em alta, estimule seus alunos à medida que vai percebendo seus avanços.
 Abaixo estão algumas dicas de materiais:
·        Cortina de tecido – colocada no centro da sala ou pendurada na entrada, permite os alunos interagir com o ambiente e reconhecer texturas dos diferentes tecidos. 
·        Instrumentos musicais – chocalhos, tambores, pandeiros, leva as crianças a reproduzir sons e movimentos.
·        Garrafas coloridas – preencha as garrafas com diferentes materiais, grãos, areia líquido colorido que ajuda a criança a perceber cores, formas, pesos, som etc.
·        Encaixes – permite testar os limites das crianças e descobrir o que podem fazer com as peças.
·        Bolas – favorecem a movimentação, chutar, lançar, rolar etc.
·        Sucatas – propicia a interação com objetos do cotidiano estimulando a criatividade e o faz de conta, ex: pote de margarina, caixa de sapato, garrafa pet, caixa de leite etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário