quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educando seus filhos.

Alguns pais acreditam que essa tarefa de educar compete à escola, e não estão errados, no entanto não só a escola é responsável pelo desenvolvimento do aluno e sua auto-estima, mas escola e pais corresponsáveis por esse processo.
Participar efetivamente da vida escolar dos filhos; manifestar interesse e ajudar em casa pode influenciar ou até garantir êxito nessa fase formativa da criança.
Vá à escola de seus filhos, veja e participe se puder das atividades;
Leia a agenda e fique por dentro dos recados, responda se necessário;
Esteja nas reuniões, dê opinião;
Converse com o professor, peça orientação caso seu filho esteja com dificuldades;
Demonstre interesse não para agradar professor ou diretor, lembre-se que criança e adolescentes gostam de saber que seus pais valorizam o esforço que fazem para estudar. Converse com eles sobre a importância dos estudos para melhorar a oportunidade profissional e pessoal.
Pergunte o que fez na escola e escute com atenção, estimule-os a cuidar de seu material.
Nunca esqueça que quando os pais ajudam em casa tornam-se suporte para o que foi ensinado na sala de aula. Não faça o dever por eles!
Leia para seus filhos desde pequenos, pode ser um simples gibi, por exemplo, peça para que eles leiam para você isso estimula a leitura e você não vai ficar surpreso se ele quiser freqüentar a biblioteca de vez em quando.
Separe e organize o tempo: hora de brincar, de ver televisão e principalmente, um momento para estudar.
Para finalizar lembre-se: Se você demonstra interesse nos estudos do seu filho, sem dúvidas contribuirá para que ele aprenda mais e melhor.
  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário