quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ambiente Propiciador de Aprendizagem e Inibidor da Indisciplina


Analizando o que favorece um bom desempenho dos estudante podemos elencar alguns itens:
  • Formação docente;
  • Avaliação sistemática;
  • Material didático adequado;
  • Estrutura física;
  • Famílias participativas entre outros.
    Mas, ter um ambiente emocional adequado e um bom relacionamento aluno x professor pode ser fundamental.
    Nas turmas em que o ambiente é agradável os colegas e professores se dão bem, não há brigas, o clima é harmonioso e o desempenho deles é bem melhor. O Filósofo e Sociólogo Juan Casassus fez uma pesquisa sobre esse assunto confirmando a importância dos diversos fatores emocionais ligados diretamente à aprendizagem dos alunos.
    O reflexo de um ambiente emocional favorável é que os alunos se tornam mais seguros, espontâneos e participativos demostrando interesse pela matéria, quando o aluno aprende coisas motivantes a indisciplina desaparece, porque o aluno está totalmente envolvido.
    Se o conteúdo é significativo para a criança ela deseja aprender. Para inibir a indisciplina é preciso primeiramente conhecer as necessiades emocionais dessa turma , portanto esse processo pode levar um tempo mas, certamente não será desperdicio de tempo.
    É preciso também encontrar caminhos para que esse intusiasmo em aprender se encaixe no planejamento curricular, um professor que conhece seus alunos emocionalmente e domina sua disciplina conseguirá sem dúvidas promover um ambiente propiciador de aprendizagem e inibidor da indisciplina.

Quer saber mais sobre esse assunto leia : La Educación del Ser Emocional, Juan Casassus, 296 pags, Ed Cuarto Próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário