“Transtorno de desenvolvimento caracterizado por dificuldades e anormalidades em várias habilidades de comunicação, relacionamento social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamental.” (Gary B. Mesibov)
Desde 1943, quando foi diagnosticada pala primeira vez, a síndrome autista vem sendo estudada e recentes pesquisas têm focado na identificação das características neurológicas com a intenção de intervenção precoce.
Não existe causa para o autismo, apesar de existir várias pesquisas sobre o assunto.
O comportamento autista também pode ser diagnosticado como TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), que apresenta dificuldades nas seguintes áreas:
· Interação social;
· Comunicação e linguagem
· Imaginação.
No entanto, há diversos registros sobre habilidades incríveis de alguns autistas, geralmente nas áreas de matemática, artes e música.
Algumas curiosidades
A única maneira de descobrir se a criança é autista é por meio de observação clínica, não existe nenhum exame que comprove.
Cerca de 10 a 20 crianças em 10 mil têm autismo. A incidência é maior nos homens.
Não existe um “culpado” para uma criança ter nascido com autismo.
Características:
· Risos ou gargalhadas inadequados
· Não tem medo de perigos reais
· Brinca de maneira estranha
· Resiste aos métodos normais de ensino
· Não olha nos olhos
· É distante e retraído
· Age como se fosse surdo
· Crises de choro sem razão aparente
· Dificuldade de interagir
· Resiste a mudança de rotina
· Habilidades motoras desniveladas
· Hiperatividade física
· Apego inadequado a objetos.
Profissionais da educação precisam ter em mente que para receber um aluno autista e possa obter êxito, observe sempre seu comportamento e ofereça-lhe atividades que propiciem sua participação.
Atividades para autista devem ser estruturadas para otimizar uma situação de aprendizagem e principalmente levar em consideração os aspectos:
1. Realizar planejamento individual;
2. Observar o aluno em situações livres e dirigidas;
3. Escolher os objetivos das atividades baseando-se nas dificuldades de cada criança.
4. Efetuar a atividade com base na idade cronológica e não infantilizar.
As atividades devem focalizar diversos aspectos:
Entrada: na hora da entrada na escola deve ser relatado ao aluno para desenvolver noções temporais.
História: a hora da historia pode ser trabalhada tanto com fantasias, como com fatos reais, situando o aluno no contexto do que esta sendo lido.
Atividades: podem ser feitas na mesa, no chão, no pátio, em momentos individuais ou, principalmente, em grupos.
Higiene: para promover maior independência e aos poucos a criança desenvolverá sua autonomia.
Alimentação: promoverá maior independência e autonomia se o educador orientá-lo a pegar seu alimento, manusear talheres, copo, prato etc.
Recreio: dentro da rotina escolar essa é a hora de maior interação.
Passeio: oportunidade de vivenciar situações sociais junto à comunidade.
Recreação: oportunidade de ampliar o repertório motor, desenvolvida por meio das brincadeiras, com regras fáceis e materiais diversos.
Saída: a criança compreende que é hora de ir para casa e organiza seu próprio material.
Veja mais sobre o autismo
The casino is getting the green light - JTM Hub
ResponderExcluirThe casino will be launching a virtual sports-only sports 안산 출장안마 betting app, which 동두천 출장샵 will 동두천 출장안마 give the players in the area a 'virtual 오산 출장샵 sports' 통영 출장안마 experience.