quinta-feira, 19 de maio de 2011
Usando jogos matemáticos nas suas aulas
Publico alvo:
1º ano do fundamental I
Objetivos:
1º ano: Desenvolver noções de dezenas e unidades;
Realizar adição utilizando cálculo mental.
Conteúdo:
Dezenas e Unidades;
Adição;
Somas de 10.
Técnicas:
Jogos em dupla ou quarteto com resposta oral.
Jogos utilizados:
Encontre 10.
ENCONTRE 10
Material: Cartas numeradas feita em casa, seis de cada número de Número de jogadores: Objetivo: compreender a relação do valor posicional. Realizar adições. Cálculo mental Como jogar: O objetivo do jogo é encontrar duas cartas que somam 10 (8 + 2). Aquele que juntar o maior número de pares dentre os jogadores é o vencedor. Todas as cartas são distribuídas igualmente entre os jogadores, exceto a última, que é colocada voltada para cima no centro da mesa. Todos os jogadores mantêm as cartas recebidas viradas para baixo em um monte, sem vê-las. Quando chegar a sua vez, cada jogador vira a carta superior do seu monte. Se essa carta puder ser usada com a que está sobre a mesa para fazer um 10, o jogador pode pegá-la, mantendo o par consigo. Se a carta não puder ser usada, o jogador terá que descartá-la, deixando-a voltada para cima no centro da mesa junto com a anterior. Se por exemplo, o jogador virar um 6 e houver apenas 3 sobre a mesa, ele terá de descartar o 6, passando a vez para o próximo. Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005. |
Observações: embora seja bem simples esse jogo é muito eficaz para compreensão do valor posicional, cálculo mental e somas com números até 10. Este também é um jogo muito apreciado e eficaz pelos alunos do 1º ano, mas pode ser estendido para o segundo e terceiro ano.
Feche a caixa;
FECHE A CAIXA
Material: doze cartas numeradas de Numero de jogadores: 2 jogadores. Objetivos: realizar somas de Como jogar: Este jogo é comercializado com o mesmo nome e acompanha uma caixa, mas os números vão somente até o 9. Jogo: as doze cartas são organizadas em seqüência de Os pontos que sobram ao final e cada rodada são somados ao total prévio dos jogadores. Quando um jogador atinge 45 pontos é eliminado. O vencedor é o último a atingir 45 pontos. Fonte: KAMII, Constance. Crianças Pequenas Reinventam a Aritmética. Artmed. 2005. |
Observações: este jogo é muito apreciado por crianças de 6 a 10 anos. Trabalha dezena e unidades ao mesmo tempo e possibilita ao estudante realizar as operações de adição através do cálculo mental. No mercado existe a mesma proposta com uma caixa de madeira. Embora o princípio seja o mesmo, as crianças apreciam muito o fato de fecharam a caixa e o fazem ruidosamente. Os números podem ser ampliados até 24 para os alunos de 3º e 4º anos.
Jogos fornecidos pela prof: Sônia Bessa
Substantivo – Classificação de Gênero, Número e Grau.
Plano de aula para o 3ºano
Distinguir o substantivo masculino e feminino.
Flexionar palavras do singular para o plural e vice-versa.
Identificar o aumentativo e o diminutivo das palavras mais conhecidas. Conteúdo:
Gênero do substantivo - feminino e masculino.
Número do substantivo - singular e plural.
Graus do substantivo - aumentativo e diminutivo.Técnicas:
Leitura das definições dos conteúdos no livro didático;
Identificação de frases masculinas e femininas;
Transformação de palavras e frases do singular para o plural;
Formação do aumentativo e diminutivo dos substantivos;
Exercício de classificação – Gênero, número e grau.
Recursos:
Livro didático da turma.
Recortes de palavras
Cartolina;
Cola
Avaliação: Através da atividade de flexionar corretamente os substantivos, sua interação e hipóteses levantadas.
Interpretação de texto – Lendo através das embalagens.
Plano de aula para o 4º ano.
Objetivos:Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada nas embalagens.
Compreender as principais informações trazidas nas embalagens.
Utilizar a leitura para buscar informações nos textos.
Antecipar significados e utilizar informações não-verbais. Conteúdo:Leitura e escrita.
Texto de embalagens
Linguagem não-verbal presente nas propagandas. Técnicas:
Conversa sobre informações contidas nas embalagens.
A partir dos textos encontrados nas embalagens, responder: * Qual é o produto?
* Para que serve?
* A quem se destina?
Montar um cartaz co rótulos e embalagens, classificando-os conforme previamente combinado. Recursos:
Rótulos e embalagens de produtos diversos.
Papel Craft
Canetão. Avaliação: Através da montagem do cartaz onde o aluno vai classificar as informações obtidas nas embalagens, respondendo as questões acima discutidas.
Objetivos:
Compreender as principais informações trazidas nas embalagens.
Utilizar a leitura para buscar informações nos textos.
Antecipar significados e utilizar informações não-verbais.
Linguagem não-verbal presente nas propagandas.
A partir dos textos encontrados nas embalagens, responder:
* Para que serve?
* A quem se destina?
Papel Craft
Canetão.
domingo, 15 de maio de 2011
Plano de aula - Alimentação Saudável
Publico alvo
2º ano
Objetivos
*Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável;
Conteúdo
*Alimentação
Técnicas
*Roda de conversas sobre alimentação de cada aluno;
*identificar através de figuras alimentos saudáveis;
*Desenhar os alimentos consumidos freqüentemente durante o dia;
Recursos
*Caderno de desenho;
*Lápis de cor
Avaliação
*Participação;
*Organização;
*Observação;
A temática alimentação saudável está em alta e a maioria dos currículos exige alguma atividade voltada para esse assunto.
Incremente suas aulas com essa ideia pratica e de fácil, aplicação na sala de aula. Aproveite para inserir alguma receita que dê pra fazer com os alunos na própria sala de aula, use sua criatividade e boa sorte.
Trabalhando hábitos de higiene na sala de aula.
Aula prática de hábitos de Higiene
PUBLICO ALVO
2º Ano do fundamental I
OBJETIVO
*Desenvolver cuidados simples de higiene com o corpo e o ambiente e reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene que utilizamos no dia-a-dia;
CONTEÚDO
*Hábitos de higiene;
TÉCNICAS
*Realizar uma roda de conversas, cada aluno irá falar o que acha do tema e como cuidar do corpo e do ambiente através da higiene;
*Confeccionar atividades com recortes e colagens de embalagens de todos os tipos de produtos de higiene para, elaboração de cartazes e os expor para escola;
RECURSOS
*Cartolina
*Cola
*Livros
* Revistas
*Panfleto de supermercado;
AVALIAÇÃO
*Desenvolvimento nas atividades;
*Comportamento;
*Empenho
Atividades relacionadas ao cotidiano infantil chamam muita atenção das crianças e o comprometimento delas na sala de aula.
Capriche nos painéis para chamar ao máximo a atenção de seus alunos.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Indo para o 1º ano com 6 anos.

Daí a preocupação de tornar essa mudança menos agressiva ou dolorosa para os menores já que se imagina um abismo de dificuldades pela frente.
Outro fator que deve ser levado em conta é que grande parte dessas crianças além de mudar de fase escolar também mudarão de escola.
Algumas escolas buscam conhecer com antecedência a escola de destino do seu aluno, para que possa organizar algumas atividades próximas ao fim do ano para preparar melhor os alunos para esse processo.
Algumas atividades podem ajudar nesse período de transição:
- Visitar a escola, por exemplo, é uma das melhores opções para esclarecer as dúvidas e proporcionar vivências do próximo ano.
Além de possibilitar a interação esse contato pode desmistificar a idéia que crianças têm da 1º série.
Os próprios alunos mais velhos podem atuar como professores nesse encontro tornando a atividade mais proveitosa nos dois sentidos.
Atividade como essa possibilita o aluno reconhecer a escola de destino como espaço preparado para recebê-lo e não espaço a ser conquistado pela força ou desempenho.
Agindo assim o professor está contribuindo e muito para o desenvolvimento natural dessa fase sem traumas ou conflitos.
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